Protetor solar: como escolher o seu? Tire as dúvidas

dispartmusic 0 Comments

Protetor solar: como escolher o seu? Tire as dúvidas - 1 (© Carla Pecora, das sociedades brasileiras de Cirurgia Dermatológica e Dermatologia, orienta.)

Qual é o fator mínimo para uma pessoa estar protegida no dia a dia?
Recomenda-se o uso de um FPS 30, que apresente proteção contra radiação UVA, sempre especificada em rótulos e embalagens. Em situações de maior exposição, orienta-se uso de filtro solar acima de FPS 30. Já pessoas com peles sensíveis devem utilizar filtros com FPS 50 e 60.

O fator de proteção muda de acordo com as características da pele?
Existem seis fototipos [capacidade genética de bronzear como resposta à exposição à radiação UV]. Indivíduos depele clara, olhos claros e cabelos loiros ou ruivos, por exemplo, são classificados como fototipos 1 e 2. Eles têm baixa quantidade de melanina na pele e estão mais propensas às queimaduras solares, ao fotoenvelhecimento e ao desenvolvimento de lesões pré-cancerosas e câncer de pele.
Já pessoas com a pele mais bronzeada ou negra, cabelos e olhos escuros, fototipos 3 a 4, são menos suscetíveis ao dano secundário da exposição solar crônica. De maneira geral, fototipos 1 e 2 devem fazer uso de filtro solar com FPS 50+; fototipos 3 devem usar FPS maior ou igual a 30; fototipos 4 e 5 um FPS 30 e fototipos 6 pelo menos um FPS 15.

Hoje existem muitas opções de protetores no mercado, como as que já vêm com anti-idades. Quais são as substância desejáveis no produto?
A associação às vitaminas A, C e E, que têm ação antioxidante, é interessante na redução dos radicais livres produzidos pela ação da radiação ultravioleta. A presença de vitamina C 5%, que, além da ação antioxidante, estimula a produção de fibras colágenas. E o ácido hialurônico, cuja ação é hidratante e preenchedora de pequenas linhas na pele.

Como escolher protetores solares para bebês e crianças?
As crianças só devem usar filtro solar a partir dos seis meses, pois não há estudos que demonstrem a segurança do produto antes disso. Para crianças de até dois anos escolha os filtros físicos, com a base de óxido de zinco e óxido de titânio. Eles são denominados baby, infantil ou filtro mineral e também podem e devem ser utilizados em crianças após os dois anos, pois são hipoalergênicos, não ardem quando em contato com os olhos e são resistentes à água.

Grávidas têm alguma recomendação específica?
Essas mulheres devem ter um cuidado maior, sim, pois há um aumento de hormônios que favorecem o aparecimento de manchas e crescimento dos nevos. Portanto, recomenda-se evitar exposição solar durante a gestação e fazer uso de fotoproteção diária com FPS 50+.

É preciso reaplicar o protetor solar quantas vezes ao dia?
No uso diário recomenda-se uma aplicação pela manhã e outra na hora do almoço, com exceção de indivíduos com melasma ou doenças fotosensíveis, que devem reaplicar pelo menos a cada três horas. O filtro deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado após 20 minutos, para criar uma camada mais espessa. Durante exposição ao ar livre, recomenda-se reaplicar o produto a cada duas horas, sobretudo após mergulho ou atrito com a toalha.

Os lábios também precisam ser protegidos?
Sim. Eles também são alvo de lesões causadas pela exposição solar crônica, como actínicas e de infecção por herpes simples, que pode ser desencadeado pela exposição solar intensa. Use filtro solar na forma de stick ou ceras, mais oleosas e resistentes à água e à migração.

Existem recomendações para a área dos olhos?
Uso de óculos de sol com lentes com filtro UV, que protegem os olhos da radiação UV e da luz visível.

Quais são as diferenças entre o gel e o creme?
O gel é ideal para peles oleosas. Não é indicado para pessoas de pele seca ou sensível. É encontrado nas formas oleosa, aquosa e alcoólica. As oleosas deixam um filme mais denso sobre a pele, repelindo a água; as aquosas são fáceis de aplicar, deixando um filme seco e transparente, mas exigindo reaplicações constantes; os alcoólicos mantém um filme seco e transparente sobre a pele, permitem FPS mais alto que os géis aquosos e têm maior repelência à água. Já o creme é mais popular. De baixo custo e fácil aplicação, ele incorpora múltiplos filtros solares e deixa um filme uniforme sobre a pele, além de possibilitar boa repelência à água.

Os bronzeadores são mesmo contraindicados? Por quê?
O uso de bronzeadores não é aconselhado, pois gera uma maior exposição solar, sem a fotoproteção adequada. Geralmente, eles possuem um FPS menor ou até mesmo nenhum FPS. São associados a ingredientes como betacaroteno, urucum e óleos como o de cenoura, e encarados como 'aceleradores do bronzeado', sem uma ação fotoprotetora contra UVA/UVB.


0 comments: