O perigo dos fones de ouvido para a audição
Todo mundo gosta de ouvir música praticamente o dia inteiro. Nos acalma e nos deixa felizes além de abafar diversos tipos de poluição sonora como conversas alheias altas e barulho dos transportes. Ouvir música no carro ou em casa através do rádio não tem problema, mas cuidado, o grande perigo está em escutar música muito alta e pelos fones de ouvido.
Uma pesquisa feita pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos mostra que a perda da audição em adolescentes cresceu 31% nos últimos 15 anos. Um em cada cinco americanos entre 12 e 19 anos já tem problemas auditivos. Isso devido ao uso contínuo dos fones.
Existem dois tipos de fones utilizados, o headset (como um arco que é posto na cabeça) e o fone simples pequeno com fio (que encaixam no ouvido). O fone simples é mais prejudicial aos ouvidos, pois a potência do som que sai deles é muito maior do que o do headset, acima de 100 decibéis. O máximo de potência considerada não prejudicial é de 85 decibéis. Além também do som vindo dos fones pequenos ir direto para o canal auditivo.
Alguns dos sintomas da perda de audição são quando a pessoa passa a ouvir zumbidos, barulhos finos (como o de campainha) frequentemente, vê televisão com o volume alto e começa a pedir que as pessoas falem mais alto ou repitam a frase mesmo em lugares sem barulho. Está para ser aprovada uma lei que irá proibir a venda de fones com mais de 85 decibéis, até lá o importante é estar atento e cuidar bem da sua audição.
Seguem algumas dicas:
- Deixe o volume do tocador na metade do volume máximo do aparelho.
- Veja se o som saído dos seus fones não pode ser ouvido por pessoas ao seu redor. Se sim, abaixe o volume
- Não fique muitas horas seguidas ouvindo música pelo fone.
- Procure ajuda médica tão logo seja percebida qualquer alteração da audição.
- Evitar usar fones pequenos que encaixam no ouvido.
- Na barra de volume do seu aparelho sonoro deixe sempre na metade.
Via: Online Farma
Maick Feranndes
0 comments: