Brincadeiras de Inverno. Por Weslley Fernandes

dispartmusic 0 Comments


Olá galera!
Já pensaram  o que fazer quando está chovendo ou muito frio?
Muitos poderiam pensar em ver filme, mas venho hoje aqui para dar algumas dicas de jogos e brincadeiras, para se divertir  com seus amigos ou familiares.

1º Dama ou Xadrez

2º Cara a Cara 


3º Jogo da memória
 

4º Uno 


5º Polícia, detetive e assassino 
IDADE = A partir de 7 anos. 
MATERIAL = Pequenos papéis e caneta 
ATIVIDADE
O grupo deve ficar em círculo, deve ter o mesmo número de papéis e de integrantes, porém só em um papel deve estar escrito ASSASSINO, em outro deve estar DETETIVE e nos restantes VÍTIMA. O ASSASSINO tem a função de matar todos os integrantes do círculo com uma piscada, mas deve tomar cuidado para que o DETETIVE não o descubra, pois, se isso acontecer o DETETIVE deve dizer ao ASSASSINO: Você está preso em nome da lei. O papel das VÍTIMAS é só esperar a hora de serem mortas, quando isso acontece elas devem dizer: Morri. Se o ASSASSINO matar todos ou se o DETETIVE descobrir quem é o ASSASSINO a brincadeira acaba e se faz o sorteio novamente. 
OBJETIVO
- Integrar o grupo; 
- Observação; 
- Atenção; 
- Percepção visual; 
- Percepção auditiva; 


6º Gato mia
Mais fácil impossível! Escolha um amigo para ficar vendado, vocês podem brincar na sala ou no quarto. O objetivo é se esconder e não deixar que o amigo vendado encoste em você. Se ele encostar você deve parar e quando ele disser "Gato mia!" você deve responder miando bem fininho pra ele não descobrir quem é. Se ele acertar é sua vez de ficar vendado. Ixi! Nessa brincadeira quanto mais amigos mais divertida fica!
7º Telefone sem fio
Todos se sentam em um círculo ou em fila, um ao lado do outro, e a brincadeira começa com um dos jogadores elaborando uma frase e dizendo-a bem baixinho no ouvido do participante que estiver ao seu lado. 

Este repete a frase, como a ouviu, para a próxima pessoa e assim sucessivamente até o último jogador, que deve dizer a frase em voz alta. 

Raramente ela será a mesma dita pela primeira pessoa da roda, o que garante a diversão do jogo. 

Dicas: 
com crianças mais novas, em vez de frases diga apenas uma palavra por vez. A brincadeira também pode ajudar a fixar temas abordados em sala de aula se as frases repassadas forem relacionadas ao assunto. 


8º Eu fui na feira
O primeiro diz "Eu fui à feira e comprei..." e fala um item comprado. O próximo tem que repetir o objeto do amigo e acrescentar mais alguma coisa. A roda segue e o terceiro tem que dizer, na ordem, os dois itens dos amigos e acrescentar mais um.

Segue a roda, sempre repetindo todos os itens comprados antes pelos amigos e acrescentando um novo.

Exemplo:

Primeiro: "Fui à feira e comprei batata"
Segundo: "Comprei batata e tomate"
Terceiro: "Comprei batata, tomate e maçã"

E assim vai se repetindo até que alguém não consiga lembrar de todos os itens na ordem certa.


9º Viúvo 
Um círculo de cadeiras onde cada pessoa fica sentada em uma. Essas, serão as "esposas". Em apenas uma das cadeiras, não senta ninguém.
Atrás de cada cadeira, ficará um "marido" de pé, com as mãos para trás e, na cadeira vazia, ficará (também de pé) o "viúvo".
Todas as esposas se olham e o viúvo flerta com todas elas, que também olham para ele. 
Quando ele piscar para alguma esposa, ela deverá rapidamente sair de sua cadeira e sentar na cadeira do viúvo, que então, se tornará um marido.
Os maridos não podem deixar suas esposas saírem da cadeira, e quando um viúvo pisca para a esposa dele, prontamente ele deve segurar os ombros da esposa, para que ela não escape.
Quando um marido bobeia e não percebe o flerte do viúvo, deixando sua esposa escapar, ele se torna o viúvo da vez.


10º Maestro 
Façam uma roda. Uma amigo vai para longe, para não ouvir o grupo. Enquanto ele fica fora, vocês escolhem alguém para ser o maestro.

Todos devem repetir os movimentos do maestro (por exemplo: bater palmas, bater com mãos no chão) e os movimentos devem ser sempre trocados, para não ficar muito tempo fazendo o mesmo gesto.

Aquele que ficou de fora deve tentar descobrir quem é o maestro.



Weslley Fernandes
Obrigado por sua contribuição!

Equipe DISPARTMUSIC

0 comments: