Dormir mal aumenta compulsão por comidas supercalóricas, diz estudo
Depois de ter virado a madrugada, trabalhando ou badalando, você sente uma vontade incontrolável de comer um hambúrguer? Não é por acaso: um estudo divulgado esta semana aponta que noites mal dormidas estão diretamente ligadas à compulsão por comidas engordativas ricas em açúcares e gorduras. A pesquisa comandada pelo professor de psicologia e neurociência da Universidade de Berkeley, Matthew Walker, observou imagens do cérebro de 23 pessoas - descansadas ou não - enquanto consumiam diferentes tipos de alimentos.
O que se notou foi que as áreas cerebrais responsáveis pela satisfação responderam com maior intesidade nas pessoas que haviam dormido pouco. Também foi observado que os córtex frontal e insular, que controlam os desejos e escolhas alimentares, ficam menos ativos nessas pessoas. Ou seja: quem não dorme o suficiente para descansar corpo e mente tende a tomar decisões menos racionais e mais impulsivas - até na hora de comer.
Entitulado de The Impact of Sleep Deprivation on Food Desire in the Human Brain, o estudo explica que o corpo humano tem cerca de 16 horas de
0 comments: